Quer ser listado para milhares de pacientes no Brasil? É de graça e leva menos de 1 min. Saber mais

Dicas de decoração de consultório

Dicas para decoração de consultórios

 

Dicas de decoração de consultório: veja aqui como cuidar melhor desse espaço.

Os pacientes costumam passar mais tempo na área da recepcionista do consultório médico do que propriamente com o médico.

Uma decoração médica apropriada e interessante pode melhorar a experiência do seu paciente e a imagem geral do consultório médico. 

Mostre aos seus pacientes o quanto você se importa com eles, escolhendo uma decoração de bom gosto e confortável. Sempre mantenha sua decoração em dia, atualizando frequentemente o visual.

Dicas de decoração do consultório

Veja agora algumas dicas de decoração de consultórios.

Atender à clientela

Pense no grupo demográfico atendido pelo seu consultório médico para que a decoração que você escolher seja adequada para sua clientela.

Se você possuir um consultório pediátrico, crie um ambiente convidativo para as crianças. Torne a área colorida, espaçosa e envolvente para as crianças, o que inclui uma área de recreação ou área de entretenimento.

Se o seu escritório atende principalmente pacientes idosos, use um esquema de cores e decorações suaves que os pacientes mais velhos possam apreciar, como fotos históricas. Certifique-se de que seu assento seja confortável e todos os visuais sejam fáceis de ler.

Anuncie suas Credenciais Médicas

Se o seu consultório médico oferece serviços essenciais ou trata de doenças graves, coloque as credenciais do médico na área de recepção para aliviar a ansiedade do paciente. 

Em vez de olhar para paredes em branco, os pacientes podem ler sobre as qualificações do médico e passar o tempo conhecendo-a melhor. 

Além de diplomas de medicina, você pode decorar a área com outros certificados, como certificados de agradecimento recebidos por apoiar organizações comunitárias ou realizações pessoais.

Crie um ambiente relaxante

Os pacientes podem ficar nervosos ao aguardar na área de recepção. Eles podem estar doentes ou preocupados com sua saúde ou a de um ente querido. 

Eles podem até estar esperando mais tempo do que acham razoável. Crie um ambiente que alivia parte do estresse que seus pacientes sentem naturalmente.

Use tons relaxantes e decore com plantas e enfeites de parede atraentes que são universalmente agradáveis – com belas paisagens ou pessoas sorridentes, por exemplo. Publique ditos inspiradores onde os pacientes possam lê-los.

Decoração educacional ou sazonal

Você tem muitos temas para escolher para inspirar sua decoração. A decoração sazonal ou festiva geralmente cria uma atmosfera positiva para os pacientes. Ou use um tema educacional, como conscientização sobre diabetes ou prevenção do câncer de mama, como base para a decoração.

A decoração em torno de um tema permite que você compartilhe informações ou elogios sazonais com seus pacientes enquanto eles esperam.

Cadeiras são melhores do que sofás

A maioria das pessoas não gosta de compartilhar. Ter sofás na sala de espera tornará a cena mais desconfortável para seus pacientes. 

As cadeiras são mais pessoais e as cadeiras sem braços são perfeitas para pacientes com deficiência ou grávidas.

A televisão na sala de espera reduz o tédio, mas também pode aumentar o estresse. Os pacientes podem discutir sobre a seleção de programas ou escolher programas que outros consideram controversos, inadequados ou ofensivos.

Em uma época em que a maioria dos telefones podem acessar a Internet, uma TV em espera pode ser um aborrecimento desnecessário para sua prática.

Escolha a decoração com cuidado

Crie um

 acolhedor e positivo com a decoração do escritório. Use cortinas e persianas para absorver o som e as cores da sala para criar uma atmosfera alegre e amigável ao paciente. 

Maximize a luz solar natural (enquanto protege a privacidade do paciente). As lâmpadas fluorescentes espalham a luz de maneira uniforme e melhor para os leitores, enquanto as lâmpadas incandescentes trazem um aspecto mais convidativo e caseiro.

Salas de exame maiores e amigáveis para o paciente

A sala de exame deve ser grande o suficiente para acomodar confortavelmente o médico, uma enfermeira ou assistente, o paciente e pelo menos um membro da família. 

A sala de exame deve ser compatível com o tamanho de uma cadeira de rodas e capaz de acomodar futuros acréscimos de tecnologia. Dados esses requisitos, o tamanho ideal para uma sala de exame é de 3 por 3 metros; salas menores logo se tornarão obsoletas.

Para proteger a privacidade do paciente, faça com que a porta da sala de exame se abra para dentro. A mesa de exame deve ser posicionada diagonalmente, facilitando o acesso em ambos os lados da mesa. A mesa de exame também deve ser ajustável para manter o paciente ainda mais confortável.

Continue a leitura para ver mais dicas de decoração de consultórios.

Das dicas de decoração de consultório, essa é a principal

Mantenha a sala limpa.

A sala de espera é a primeira sala que os pacientes veem e o que eles mais associam à sua prática. Torne-o tão calmo, confortável e limpo quanto um saguão de hotel. Recolha o lixo a cada hora.

Certifique-se de que a mesa da recepcionista não tenha papéis desnecessários. Convide seus pacientes em um espaço amigável.

Aposte em vistas calmantes

Incorporar luz natural, janelas com vista para a vegetação e jardins ou plantas em todos os consultórios médicos  beneficia enormemente os pacientes. Visões da natureza têm uma capacidade bem documentada de acalmar e curar. 

Gostou das dicas de decoração de consultório? Continue sempre acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais!

O que você gostaria de aprender hoje?

Prontuário eletrônico

Receituário Digital

Site Consultório

Site Consultório

Site Consultório

Site Consultório

Inscreva-se

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email conteúdos exclusivos
para seu consultório crescer mais rápido!

Siga nossas redes sociais

Conte mais sobre você.

Torne-se um médico da nossa plataforma e receba agendamentos de consultas presenciais ou telemedicina (você escolhe!)