Consultório próprio

5 passos essenciais para montar o seu consultório próprio

Quer conquistar o sonho de montar o seu consultório próprio e ainda não sabe muito bem como começar? Confira os 5 passos essenciais para você começar a construir esse sonho com maior tranquilidade.

É o sonho de muitos profissionais de saúde, principalmente os que acabaram de concluir a residência, ter o seu próprio consultório, pois com ele é possível ter mais autonomia tanto nos horários, quanto na metodologia de trabalho. 

Mas para se conseguir sucesso ao final dessa jornada é necessário enfatizar que você terá muito esforço e trabalho, além da necessidade de possuir um conhecimento prévio de como deve ser feito. 

Por essa razão, para obter êxito você precisa planejar muito bem o que será feito! E, para te ajudar nessa jornada, separamos esse começo em 5 passos, para que você possa ter um “norte” no momento de montagem do seu consultório!  

Então, aqui vai os 5 passos indispensáveis para conseguir sucesso na abertura do seu consultório! 

 

1. Defina a sua área de atuação

A ANS (Agência Nacional de Saúde) divide os consultórios médicos em 54 categorias. Por isso, a definição do seu tipo de estabelecimento é de extrema importância e um dos primeiros passos que você precisa ter para montar seu consultório.

A definição da categoria do seu consultório também está ligada diretamente ao regime tributário junto ao governo.

Sendo assim, é importante que você procure decida com base na classificação não só da ANS, mas também a tributária. Isso fará você economizar no pagamento dos impostos. 


2. Escolha a melhor localização possível 

Escolher o local que você montará seu consultório é algo de extrema importância, pois levar seu consultório para outro local irá precisar de mais recursos financeiros e tempo. Então, faça uma escolha consciente. 

Uma boa maneira de definir um local é analisar onde o seu público alvo mora e mais frequenta. Pense se o local é de fácil acesso, seguro, que tenha a possibilidade de ampliar, caso o seu consultório cresça futuramente. 

Uma boa estratégia, pode ser escolher um local mais central, pois fica ao alcance de boa parte das pessoas e geralmente o acesso é mais fácil. 

 

3. Fique de olho na documentação necessária 

Antes de abrir seu consultório e começar os atendimentos é necessário regulamentá-lo. Você sabe quais são as exigências sanitárias e jurídicas necessárias? Listamos as principais para você! 

  • Alvará de funcionamento;
  • Autorização da vigilância sanitária;
  • Registro do consultório como pessoa jurídica (CNPJ);
  • Autorização do corpo de bombeiros;
  • Conselho regional;
  • Cadastro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde (CNES).

 

4.Conte com uma equipe de atendimento de excelência 

Um bom atendimento faz todo o diferencial em qualquer estabelecimento, não é mesmo? Dessa forma é ineficaz montar um consultório e não possuir um bom atendimento.

Antes de mais nada, escolha as pessoas que são comprometidas, responsáveis, atenciosas e que praticam a empatia. Após a escolha, observe como se comportam nas atividades e vá dando feedbacks e trabalhe nos pontos de melhorias junto com elas.

Além disso, lembre-se de escutar os feedbacks dos seus pacientes, eles podem ser valiosos para a melhora constante do seu consultório!

Para saber mais da importância do atendimento e como ele pode ser um diferencial clique aqui.

 

5.Utilize ferramentas que ajudarão você e sua equipe 

O avanço da tecnologia tem facilitado a execução das atividades de vários empreendimentos e na área da saúde não seria diferente. Com o uso de ferramentas os consultórios possuem a oportunidade de multiplicar seus resultados, trabalhar seus pontos de melhoria e conseguir mais pacientes. 

Com sistemas de gestão do seu consultório, você pode organizar melhor não só as informações dos seus pacientes e agendamento de consultas, mas também ter um maior controle do financeiro do seu consultório (o que é de extrema importância nesse primeiro momento). 

Portanto, ter ferramentas que facilitem o seu trabalho irá possibilitar que você invista mais do seu tempo, trabalhando no seu sonho de ter um consultório próprio de sucesso! 

Te convidamos a conhecer o Bric Health, uma plataforma totalmente pensada para facilitar o seu dia a dia no consultório. Clique aqui e teste gratuitamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>